Primeiros passos



1-  Qual a melhor agência?   

Pra mim, não existe a "melhor agência". Isso vai de cada um. Acho que antes de tudo, você tem que pesquisar bem e já ter algumas agências em mente e depois disso, ir até elas com seus responsáveis.
Eu tinha três agências em mente antes de chegar pros meus pais e pedir para que fossem comigo até elas, fomos nas três e escolhemos a que mais nos agradou (STB). 


2- Qual destino?  

A escolha do destino é uma das decisões mais importantes, por motivos óbvios: É o lugar no qual você vai passar 6 meses ou até mesmo 1 ano.
Tudo depende de você... O clima que você prefere, a língua na qual quer aprender (ou até mesmo a que tem mais facilidade), o país que você tem vontade de conhecer um pouco mais e claro, o preço mais acessível pra você e seus pais. 

Uma coisa que eu indico é: ter dois ou mais países na cabeça, porque se um não der certo, você já tem o "plano B" pronto.

3- Quanto tempo?


A questão aqui é: você acha que aguenta 1 ano? Você PODE ficar 1 ano?
Muitas pessoas tem vestibular ou querem terminar o colégio no Brasil pra se formar com os amigos e outros milhões de fatores. Já outros preferem 6 meses por simplesmente acharem que não conseguem ficar longe dos amigos/família por tanto tempo. Então isso vai de cada um.


PS. Se você tá em dúvida e vai pros EUA, eu sugiro escolher 1 ano. A diferença de preço é muito pouca de um programa pro outro e, se você escolher 1 ano e optar por voltar antes, perde "pouco" do que investiu. Já se  escolher 6 meses e quiser prolongar, o preço é muito maior. 
(Isso do preço ter pouca diferença só é válida, pelo que eu sei, pra quem vai pros EUA. Porque as famílias que participam do programa de intercâmbio lá são voluntárias, ou seja, elas não recebem para hospedar os intercâmbistas. Já outros lugares como Inglaterra, Canadá e outros, as famílias recebem, então você provavelmente encontrará uma grande diferença entre 6 meses e 1 ano). 

4- Encontrei a agência perfeita e já decidi meu intercâmbio! E agora?

Depois de encontrar a agência e decidir qual destino/tempo você quer, é importante que você não deixe muito "pra depois". As agências recomendam que você feche a viagem 6 meses antes da data do intercâmbio. Afinal existe uma série de coisas que você vai precisar fazer no pré-intercâmbio. 
Eu fechei minha viagem em Agosto de 2012 sendo que só vou em Agosto de 2013 (um pouco exagerado, eu sei) mas como atrasei na entrega do meu Application por alguns problemas que tive, foi bom porque não me prejudicou em nada. 


5- Fechei meu programa, o placement demora pra chegar? 

Na maioria das vezes, sim. As agências dizem que (no caso de quem vai em Agosto) na maioria das vezes o placement chega entre Junho/Agosto. Mas conheço gente que recebeu em Março, então tudo depende! 
*Placement, pra quem não sabe, é o documento vem com a sua Host Family e local que você vai ficar. 

Nenhum comentário: